Uma sabedoria inusitada
- Public Play
- 6 de jun. de 2024
- 11 min de leitura
Atualizado: 7 de jun. de 2024
Sinopse: Deveria ter sido um dia comum, como tantos outros, mas quando optei por não recorrer aos conhecidos talentos do engraxate oficial e, em vez disso, escolhi o garoto Bibil, que atendia em caixotes improvisados, tudo mudou. As palavras proferidas por ele influenciaram minhas decisões de forma decisiva, alterando não apenas minha própria vida, mas também a dele e a de muitos outros no futuro. Essa sabedoria inusitada emerge de situações inesperadas, das quais extraímos lições valiosas. Tudo se desenrola em uma cidadezinha fictícia, promissora e interiorana do Brasil, mas com um toque de hábitos parisienses e londrinos, trazendo uma graça incomum e curiosa a história.

PRIMEIRO CAPÍTULO
Às vezes crianças podem mudar grandes coisas com o seu jeito de encarar a vida. Algumas vivem na rua e outras vão à rua, enquanto outras trabalham na rua para ajudar no sustento de sua família. Essa, a qual vou contar para você, mudou o rumo da minha vida quando precisei ter o sapato brilhando.
Era uma quarta-feira de Sol ameno. O ano era 1933, e a cidade era Carcará Neto.
Nada de anormal acontecia naquela cidadezinha do interior, onde o tempo parecia fluir em compassos lentos. As senhoras desfilavam com seus leques abanando o rosto ruborizado pelo calor do Sol. Os poucos carros que circulavam por ali dividiam espaço com charretes. Diziam pelos cantos que Carcará Neto estava bem atrasada, contudo, havia rumores de uma movimentação da prefeitura para trazer a malha ferroviária para essas bandas. Com certeza, se acontecer, virá também o progresso, e com ele os infortúnios para os empresários que se valem das dificuldades de acesso à cidade.